Como escolher palavras-chave?

Devido ao alto grau de competitividade que existe no mundo do marketing digital, há uma luta constante para criar o melhor conteúdo e, consequentemente, o melhor posicionamento nos buscadores. Fazer a busca correta por palavras-chave é essencial para atingir esse objetivo, por isso você deve aprender a se abrir nesse grande mundo das ferramentas digitais e encontrar uma plataforma que atenda a todas as suas necessidades e ofereça os melhores serviços. Pelo mesmo motivo, a seguir explicaremos como escolher palavras-chave e quais ferramentas existem para realizar esse trabalho, tanto gratuitas quanto pagas.

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O que é uma palavra-chave?

Uma palavra-chave ou também conhecida como palavra-chave é definida como a principal ferramenta de busca e refere-se àquela palavra ou conjunto de palavras pela qual seu site é encontrado nos mecanismos de busca.

Também pode ser definido como a forma como um usuário escreve suas dúvidas nos buscadores para obter uma resposta relevante que o ajude a resolver seu problema.

Poder definir quais são as palavras mais usadas nos buscadores vai te ajudar a saber que tipo de conteúdo criar, com base em quais conceitos, o que vai gradativamente te dando posicionamento nos buscadores devido a sua grande relevância e demanda.

Como escolher palavras-chave?

Por que as palavras-chave são importantes?

Embora seja um conceito totalmente SEO, uma vez que o seu principal objetivo é posicionar o seu site nos motores de busca, também é verdade que ao longo do tempo foi acrescentando mais valor a esta palavra. Embora o seu principal objetivo continue a ser o posicionamento, o seu objetivo atual é também ajudar os utilizadores a encontrar informação relevante que responda às suas necessidades e preocupações.

Com isso queremos dizer que hoje quando falamos de palavras-chave não pensamos mais apenas em SEO, mas também na experiência que os usuários têm ao realizar uma pesquisa.

Como escolher palavras-chave?

Saber escolher corretamente as palavras-chave para o seu site ajudará você a garantir que a otimização on-page esteja correta, caso contrário essa otimização seria completamente inútil.

Você deve entender que tudo evoluiu ao longo do tempo, e com isso a forma como os usuários utilizam os mecanismos de busca. Não faz muito tempo que as pessoas preferiam pesquisar simplesmente digitando uma palavra, hoje essas pesquisas se tornaram mais específicas, pois perceberam que digitando mais informações obteriam uma resposta mais concreta e específica.

Como proprietário de um site, você deve saber disso, pois posicionar esse tipo de palavra é muito mais fácil, mas como consequência você não obtém um grande volume de tráfego, portanto, deve ficar atento a isso também.

A melhor opção na hora de escolher uma palavra-chave é pensar em serviços específicos ou buscas mais específicas que tenham menos concorrência. Ao pesquisar uma palavra-chave, você deve se colocar no lugar do consumidor e pensar nas necessidades dele. Sua resposta estará lá.

Como escolher palavras-chave com ferramentas gratuitas?

  • Planejador de palavras-chave

Esta é uma ferramenta totalmente gratuita do Google Ads para descobrir as palavras mais relevantes para o seu site.

O planejador de palavras-chave permitirá que você visualize estimativas de tráfego, além de fornecer informações sobre a frequência com que determinadas palavras são pesquisadas.

Para utilizar esta plataforma basta ter uma conta Google e entrar no site oficial de anúncios Google e criar a sua conta.

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  • Tendências do Google

Esta é também uma ferramenta de acesso gratuito fornecida pelo Google e irá ajudá-lo a descobrir as tendências de pesquisa do Google. Os gráficos nesta plataforma representam a frequência com que uma pesquisa por um determinado termo é realizada em diferentes partes do mundo. Também permitirá que você compare a popularidade da pesquisa de várias palavras ou frases.

O Google Trends também oferece a possibilidade de comparar até 5 termos ao mesmo tempo e, assim, avaliar como o interesse e a evolução variaram ao longo do tempo. Você pode consultar o artigo que fizemos sobre o funcionamento do Google Trends.

  • Console de pesquisa do Google

Esta é uma ferramenta gratuita que o Google fornece aos usuários e webmasters para monitorar, manter e melhorar a aparência de um site. Além disso, permite verificar o status de indexação do seu site nos mecanismos de busca.

  • Ubersuggest

A funcionalidade do ubersuggest encontra-se na chamada “cauda longa”, ou seja, nas palavras-chave de cauda longa. Dessa forma, fica muito mais fácil saber o que o usuário procura e, portanto, será muito mais fácil criar conteúdo que atenda às suas necessidades.

Como escolher palavras-chave?

Como escolher palavras-chave com ferramentas pagas?

  • SEMRush

O SEMRush é um pacote de ferramentas de SEO projetado para tornar as tarefas de marketing digital mais rápidas e fáceis. Permite detectar e analisar a concorrência ou mesmo buscar colaboração para melhorar as promoções.

Além de poder visualizar o status dos concorrentes, também permite que você conheça as palavras-chave para as quais eles se posicionam, além de ajudá-lo a encontrar novas palavras para se destacar deles.

  • MOZ

Este é um dos mais requisitados no mundo do marketing digital e ganhou grande popularidade por criar um conjunto de ferramentas que agregam valor ao usuário.

Graças ao Moz , você poderá trabalhar no posicionamento na web, escrever conteúdo relevante, escolher palavras-chave e, claro, também o ajudará a melhorar suas estratégias de marketing digital.

  • aHrefs

Esta ferramenta irá ajudá-lo a aumentar seu tráfego de busca, pesquisar e analisar seus concorrentes, além de monitorar seu nicho de mercado. É a melhor ferramenta para monitorar backlinks.

O aHrefs ajudará você a entender por que sua concorrência classifica tão rapidamente, ajudando você a usar as mesmas estratégias de classificação.

Agora que você já sabe como escolher as palavras-chave e a importância de cada uma delas, está pronto para começar a procurar a sua? Se você precisar de um estudo mais detalhado, pode optar pela assessoria de uma agência de SEO.