Dieta dos pontos funciona?

Eu acho incrível os nomes que dão à algumas coisas: dieta dos pontos. Parece o nome de um jogo, né? Onde quem participa ganha pontos com base nos dias em que se manteve a dieta.

E quem tiver mais pontos no final é o vencedor… Mas calma lá, apesar do nome bem sugestivo, a dieta dos pontos não se trata de um jogo: é uma dieta mesmo, só que ela é “diferentona” das demais.

Porque ela é feita de um jeito diferente, e calculada de um jeito diferente também. Ela é bem diferente do convencional.

Ficou interessado em saber mais? Então vem comigo que eu te explico melhor.

O que é a dieta dos pontos?

A dieta dos pontos é um tipo de dieta que se baseia em estipular pontos aos alimentos consumidos pela pessoa. Esses pontos são calculados com base nas características dos próprios alimentos.

Tais como: teor de gorduras, calorias totais, nutrientes e afins. Essa dieta não é do tipo restritiva, então o adepto não vai deixar de comer o alimento que ele gosta. Entretanto, os pontos são estabelecidos diariamente, cabendo ao adepto da dieta a atingir a pontuação diária.

Essa pontuação deve ser distribuída entre as refeições. Por ser distribuída, é de suma importância que se registre o que foi consumido em cada refeição e a quantidade consumida.

Dessa forma, pode se calcular quantos pontos já foram gastos e quantos pontos sobraram para serem gastos no dia.

Existem alguns tipos de dietas de pontos diferentes. Na verdade, não são bem tipos diferentes, e sim métodos diferentes de se fazer a dieta dos pontos. Para conhecer tais métodos, é possível usar aplicativos de celular.

Através de aplicativos de celular, disponíveis em lojas online, são oferecidas tabelas de pontos, sugestões de cardápios e muitas outras informações. São diversos aplicativos disponíveis, o que os diferencia é o cálculo da pontuação dos alimentos.

Em alguns aplicativos, é levado em conta apenas as calorias, em outros aplicativos, outros nutrientes fazem parte da fórmula. Tudo isso vai depender da sua necessidade.

dieta dos pontos

Como fazer uma dieta dos pontos

Chegamos talvez na parte mais importante do artigo: como fazer uma dieta dos pontos. É importante ressaltar que por mais que os aplicativos ajudem muito no processo, é sempre imprescindível consultar o nutricionista.

Vamos lá: através dos aplicativos, a dieta é montada com base numa quantidade específica de pontos a serem batidos diariamente. Como eu falei antes, existem alguns métodos para se alcançar seu objetivo com a dieta dos pontos.

Alguns aplicativos possuem um cálculo mais simples e mais “generalista”, se baseando apenas no biótipo masculino ou feminino. Já outros fazem um cálculo com muitas variáveis diferentes.

Tais como: peso, altura, idade, meta de emagrecimento (quantos quilos a pessoa quer perder). Independente da forma que esse cálculo é feito, é de extrema importância que se registre todos os alimentos consumidos no dia com a quantidade consumida.

Isso vai ajudar, por exemplo, no controle da alimentação, visto que agora a pessoa só poderá consumir aquilo que sobrou de pontos a serem consumidos.

Alguns aplicativos permitem que a pontuação seja alterada no decorrer da dieta, porque conforme o adepto emagrece, ele passa a consumir menos pontos. Mas não somente por isso.

Chega um momento em que o organismo se adapta à dieta e ela para de fazer efeito, a pessoa para de emagrecer: o organismo fica estagnado. Com as mudanças no decorrer da dieta, o corpo continua emagrecendo, sem interrupções.

Conforme o tempo passa, e o peso desejado é atingido, passa-se para a fase de manutenção, onde a dieta é refeita para manter o peso e se manter em forma de maneira saudável.

Vantagens da dieta dos pontos

A dieta dos pontos é uma dieta muito versátil, e por tal versalidade, a dieta dos pontos possui muitas vantagens, como:

  • Não há restrições alimentares: todos os alimentos são permitidos na dieta dos pontos, desde que consumidos conforme a pontuação permitir. Portanto, a dieta não sofre de privações alimentares.
  • Independência: Por ser uma dieta mais autônoma, ela permite que você mesmo tome suas próprias decisões e de quebra, aprende a fazer escolhas mais saudáveis ao longo do dia (seja no almoço, café da manhã, jantar e lanches)
  • Liberdade: A dieta dos pontos é uma dieta muito flexível, então não há um cardápio propriamente dito, o que quer dizer que as opções de refeições são muito variadas.
  • Flexibilidade: A dieta dos pontos pode ser adaptada para sua rotina, gerando uma avalanche de combinações diferentes.
  • Estímulo de uma alimentação mais saudável: Os alimentos mais saudáveis, como os legumes, verduras, frutas, possuem pontuações muito baixas. Por serem muito baixas, há um estímulo muito grande em consumi-los com maior frequência. Aumentando os benefícios sem esgotar os pontos diários.dieta dos pontos

Existe algum risco em fazer a dieta dos pontos?

Teoricamente, nenhuma dieta é perigosa quando bem planejada e executada. Não que a dieta vá fazer mal (pode até fazer, mas tem que ser em um período de tempo prolongado).

O problema da dieta dos pontos é quando ela se baseia exclusivamente em calorias. Pensa assim: imagina que o aplicativo de celular da diet, leva em consideração apenas as calorias de casa alimento ao distribuir os pontos.

Uma maçã, por exemplo, pode ter os mesmos pontos que 3 bolachas recheadas. Isso porque suas calorias totais são as mesmas, mas seu valor nutricional é muito diferente. Por causa, uma contagem baseada em calorias não ajuda a atingir uma alimentação mais saudável.

No entanto, esse problema pode ser facilmente solucionado caso a contagem envolva mais de um fator, sendo assim, a maçã terá menos pontos que bolachas recheadas, por ser um alimento de valor nutricional bem mais saudável.

Portanto, é de suma importância que o nutricionista ou o médico nutrólogo seja consultado antes da dieta ser iniciada, pois eles vão determinar o melhor caminho a ser seguido, dependendo de suas condições de saúde e claro, suas necessidades diárias.

Vale lembrar que a dieta por si só não fará milagres: é obrigatório aliar a dieta à prática de exercícios físicos regularmente.