Dieta low carb funciona? Resenha completa

Quando o assunto é emagrecimento, logo vem à mente fazer uma dieta que nos ajude a perder as gorduras em nosso corpo. Porém, não consideramos as necessidades do nosso organismo ao mudar a nossa rotina de alimentação.

Existem várias dietas que podem ser feitas por alguém, com diferentes categorias de alimentos que fazem parte delas, mas quando o objetivo é emagrecer, é preciso considerar que deve ser evitado o consumo de carboidratos em excesso.

Os carboidratos são biomoléculas muito importantes para o nosso corpo. Eles são responsáveis por fornecer energia para o funcionamento das nossas células. Por causa deles, nosso organismo funciona direito.

A energia necessária para que o nosso coração bata, nossa respiração aconteça e nossos músculos se movimentem, por exemplo, provem dos carboidratos sintetizados pelas células.

Então, o que há de errado com eles? O consumo exagerado. Quando consumimos mais carboidratos do que precisamos, eles elevam os níveis de glicemia no nosso sangue, o que aumenta as chances de desenvolver diabetes.

Além disso, os níveis de triglicerídeos também aumentam. Outro fator negativo do consumo exacerbado, é a criação de gordura concentrada no corpo. Por isso, existe a chamada dieta low carb — ou dieta com menos consumo de carboidratos possível.

Dieta low carb

Alimentos presentes na dieta low carb

Se você se interessou em fazer uma dieta com baixos níveis de carboidrato, é preciso conhecer os alimentos que te ajudarão nessa tarefa.

Na dieta low carb, a filosofia é a seguinte: ingerir a mínima quantidade de carboidratos quanto for possível. E a maneira mais fácil e óbvia de fazer isso é cortar os alimentos que são fontes ricas desses macronutrientes.

Alimentos ricos em carboidratos provém, principalmente, dos processados. Estamos falando de massas, arroz branco, doces, sobremesas, refrigerantes e toda a lista de industrializados que você imaginar.

Nesse sentido, é melhor optar por alimentos integrais: arroz integral, aveia integral, etc. Mesmo que você faça essa dieta, você precisa ingerir carboidratos. Se por um lado o excesso é prejudicial, a falta desse nutriente também é perigosa.

É preciso consumir carboidratos diariamente para a manutenção do funcionamento normal do nosso corpo, porém, quando excedemos, criamos condições para que esses nutrientes se transformem em gordura e aumente nossas taxas.

Outras opções de alimentação saudável dessa dieta são as frutas e legumes. Elas têm a proporção necessária de carboidratos para nossa saúde, diferente de alimentos industrializados, que podem facilmente exceder o limite diário necessário.

É importante notar que qualquer alimento de origem vegetal possui carboidratos. As plantas o sintetizam no final da fotossíntese. Um alimento de origem animal que é um carboidrato é o mel das abelhas.

Dieta low carb

Siga orientações médicas

Mesmo sendo uma dieta que na teoria corta alimentos prejudiciais à saúde e tem intenções comer apenas o essencial para suprir a necessidade de carboidratos por dia, um profissional da saúde deve ser consultado.

Procure um nutricionista antes de começar qualquer dieta, inclusive essa. Esse profissional te ajudará a entender as necessidades do seu corpo e a quantidade de calorias e carboidratos que você necessita ingerir.

Geralmente, na dieta low carb, a regra é consumir 40% para baixo de carboidratos em proporção a quantidade de calorias que você gasta a cada dia. Por isso, é necessário o acompanhamento de um profissional de saúde!