As leguminosas são um grupo de alimento bem popular entre a porção da sociedade que busca emagrecer. Elas já vem sendo introduzidas em nossas refeições diárias desde dos tempos das cavernas.
Mas afinal, qual é a aparência das leguminosas? Elas são, basicamente, grãos que normalmente vem dentro de vages que nascem em árvores, arbustos, trepadeiras, etc.
Algumas leguminosas comuns no nosso cotidiano é o feijão, o milhe, a lentilha, etc. Existe milhares de tipos de leguminosas, elas se adaptam bem aos climas quentes ou mais amenos, mas o que não muda é que são muito uteis para o organismo humano.
É seguro e saudável?
Seu consumo, dependendo do grão, pode ser in natura, ou seja, sem nenhum procedimento ou cozimento necessário, mas lembre-se de lavar antes de ingerir o grão, mas também em alguns casos pode ser feito o cozimento.
Esses grãos são muito conhecidos por serem ricos em vitaminas e minerais, além do alto teor de fibra que algum dispõe.
Muitas leguminosas também possuí gordura na sua composição, mas essa gordura é saudável em casos de dietas e quando consumido em moderação, como é o caso do amendoim.
Quais leguminosas são uteis para perder peso?
As leguminosas são muito usadas em dietas de ganho e perca de massa corporal, isso se deve ao seus muitos valores nutricionais e benefícios que elas trazem ao corpo humano em pouco tempo.
Com a ajuda de um nutricionista, você poderá estabelecer uma dieta que se adeque as suas necessidades, mas veja abaixo alguns exemplos de leguminosas que reduzirão seu apetite e influenciará na perca da gordura localizada.
- Amendoim: essa leguminosa é popular no mundo inteiro, é bastante rico em minerais e vitaminas, principalmente a vitamina E, pode ser usado tanto na forma crua quando em pastas, shakes, molhos, etc.
- Lentilha: a lentilha é bastante rica em carboidratos e em fibras o que a faz um ótimo substituto para o arroz e o feijão na hora de cortar carboidratos.
- Soja: se tornou uma ótimo aliado para os vegetarianos pois serve perfeitamente como substituto natural para a carne vermelha, muito rica em proteínas, vitaminas e ácidos que lhe fornecerá muita energia e disposição.
- Fava: a fava é muito usada em sopas pelo mundo, seu sabor é semelhante ao feijão em alguns casos e o lado bom, é que possuí pouquíssima gordura o que a faz muito mais saudável e útil para comer sem arrependimento.
- Grão-de-bico: bastante versátil e serve perfeitamente como substituto para o feijão, bastante rico em aminoácidos que auxiliam no melhor funcionamento do metabolismo, pode ser consumido cru, cozido, em forma de pasta, etc.
Por serem ricas em muito nutrientes, as leguminosas lhes dá uma saciedade alimentar e servem de diversas maneiras agindo positivamente na saúde e bem estar.
Sua compra é fácil, pode ser encontradas em mercados, feiras ou até mesmo pela internet e os preços variam muito dependendo do que é buscado. Basta usar a criatividade e preparar receitas deliciosas com esses agente poderosos.