Problemas nos pés: Calos e calosidades 

Muitas vezes confundimos calos e calosidades, mas não são a mesma coisa. Um calo é um espessamento do estrato córneo da pele, causado por fricção e pressão repetida, no mesmo local, por muito tempo. De fato, quando a pele

está constantemente estressada no mesmo lugar, ela começa a engrossar, para se proteger.

A longo prazo, se esse estresse não for interrompido, a pele fica tão espessa que acaba queimando e doendo em diferentes níveis. Um calo tem uma aparência difusa e sempre fica na sola do pé e ao redor do calcanhar.

Sob os calos há nervos e bursas (pequenos sacos cheios de líquido que agem como amortecedores) que causam dor que pode variar de dor aguda a inflamação.

Uma calosidade (heloma durum) são pequenas protuberâncias de pele dura que se formam nos dedos dos pés porque os ossos esfregam contra o sapato e exercem pressão sobre a pele. A camada superficial da pele engrossa e se expande, irritando os tecidos inferiores.

Os calos, como as calosidades, podem ser causados pela forma como andamos, com um sapato ruim, por um sapato muito gasto ou mesmo por uma protuberância óssea que roça constantemente nos sapatos femininos (joanete, dedo

em martelo, etc.).

Sintomas de calos e calosidades

O calo é muitas vezes redondo e duro, polido ou translúcido e no centro, como um núcleo. Os calos podem se tornar muito doloridos e inflamados se a pressão ou fricção persistir e até ulcerar ao esfregar um sobre o outro.

Tratamento de calos e calosidades

As farmácias oferecem uma infinidade de produtos medicamentosos para remover calos e calosidades, mas infelizmente esses produtos não são eficazes e muitas vezes causam mais problemas, pois queimam a pele saudável ao redor dos calos, o que pode aumentar a dor e até levar a infecções graves. 

Por isso, é aconselhável consultar um podólogo, para remover seus calos e calosidades, com um bisturi que muita das vezes é um processo indolor. Também podemos estabelecer a causa destes, a fim de reduzir a frequência com que eles retornarão.