Qual a diferença entre inbound e outbound marketing

Dentro do setor de marketing, existem duas formas de grande potencial que vão garantir um excelente desenvolvimento para a sua empresa no que diz respeito a propaganda e divulgação, que é o inbound e o outbound marketing, estratégias de grande performance para empresas de todos os segmentos, como de ímã de ferrite, por exemplo. 

Sendo assim, é importante se atentar ao modo como essas ferramentas se comportam, pois elas terão ambientes diferentes de aplicação, sendo uma mais utilizada que a outra devido a modernização das formas de se comunicar e ter uma boa presença de imagem no mercado de atuação. 

Devido a isso, esse artigo foi elaborado para sanar qualquer dúvida referente ao inbound e outbound marketing, principalmente sobre as suas diferenças, garantindo um meio mais propício para a decisão de qual poderá ser mais útil para a sua empresa. Quer saber mais sobre esses dois agentes digitais poderosos? Então prossiga com a leitura!

Qual a diferença entre inbound e outbound marketing

O que é inbound marketing?

Como o próprio nome já indica, inbound marketing é uma ferramenta vai agir dentro dos meios de comunicação, principalmente os digitais, que vai proporcionar uma abordagem muito mais natural para o usuário, fazendo com que ele não se sinta pressionado a comprar um produto, mas que entenda a sua utilidade e, por conseguinte, queira consumir ele também pela experiência que será repassada mediante o seu uso.

Assim, é visível que o inbound marketing também será voltado para a produção de conteúdo que será destinada um grupo de atuação específico, servindo como uma bacia de contenção que levará o conteúdo específico até o público alvo por meio dos canais de comunicação ativos da sua empresa, fazendo com que seja mais fácil ter visualizações.

 

O que é outbound marketing?

O outbound marketing é uma forma mais tradicional de conseguir clientes, não estimulando, de certa forma, o interesse genuíno dele sobre o seu produto ou serviço, mas atraindo qualquer cliente que queira consumir, por isso acaba por ter uma prática muito mais pessoal, no sentido de ser feito no “boca a boca”.

Esse tipo de marketing cresceu consideravelmente no ambiente da televisão, rádio revistas, patrocínios e outras formas mais “invasivas” de ofertar produtos diversos, como tinta térmica, o que vai fazer com que o cliente possa decidir se vai consumir ou não, mas ainda assim ele existe no meio virtual, como em anúncios que cortam um vídeo que você esteja vendo em uma plataforma de vídeos, como o Youtube e o Tik Tok. 

Qual a diferença entre inbound e outbound marketing

Diferenças entre inbound e outbound marketing

Dessa maneira, é visto que a atuação dos dois, ainda que se cruzem hora ou outra, não terão a mesma finalidade, fazendo com que seja evidente a diferença entre eles, proporcionando um uso, geralmente, desigual entre eles devido ao aumento das tecnologias disponíveis no mercado, por isso que o outbound também precisou se modernizar.

Assim, é possível verificar qual pode ser mais útil para a sua empresa, ou até mesmo utilizar ambos, que também tem um ótimo funcionamento, garantindo, assim, que a sua empresa possa conquistar mais espaço no mercado de atuação que ela está inserida.

Este artigo foi produzido por Eduarda Prestes, criadora de conteúdo do Soluções Industriais.