Quinoa: O que é? Para que serve? Saiba aqui

Você costuma consumir quinoa? Se não, deveria colocar na sua dieta pois ela é uma ótima fonte de vitaminas, proteína completa e antioxidantes, fora isso, é muito fácil de prepara-la. Continue lendo a resenha para saber mais.

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Quinoa

Sendo muito popular no mundo todo, a quinoa possuem três tipos, a branca, preta e a vermelha. Nativa de regiões como Equador, Colômbia, Bolívia e Peru, a quinoa é usada a mais de 3 mil anos pelos humanos.

Existem mais de 3 mil tipos de variações das sementes que eram utilizadas e conservadas pelos aymarás e quéchuas, porém depois que houve a invasão espanholas esse número foi muito reduzido e outros grãos como trigo e cevada começaram a ser consumidos.

A quinoa é uma ótima fonte de proteínas pois a cada 100 gramas do grão cru possui 15 gramas de proteínas, além disso, 1,5mg de ferro, 68g de carboidratos, 286mg de fósforo, 5g de fibras, 112mg de cálcio e 335kcal.

Este número pode sofrer pequenas variações dependendo da semente, porém, segundo a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação, estes grãozinhos fazem parte dos alimentos que são mais completos no mundo.

Outro ponto muito positivo na quinoa é que ela não possui glúten e pode substituir outros alimentos como no caso da soja, trigo, arroz e o milho.

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Benefícios da Quinoa

Além de ser muito rica em proteína e não possuir glúten, a quinoa contém 9 dos aminoácidos essenciais, também é muito rica em magnésio, fibras, vitaminas do complexo B, potássio, ferro, cálcio, vitamina E, fósforo e vários antioxidantes.

A quinoa é cultivada de modo orgânico e os cientistas da Nasa dizem que ela é muito apropriada para ser cultivada no espaço sideral, pois possui um alto número de nutrientes além de ser muito fácil de consumir e simples de cultivar.

Outro benefício é ela possuir quercetina e kaempferol, que são dois flavonoides que possuem em grande quantidade na quinoa, este são agentes anti-inflamatórios, antivirais, antidepressivos e anticancerígenos.

Com um alto teor de fibras, a quinoa possui cerca de 10 a 16 gramas de fibra a cada 100 gramas do grão, porém quando cozida, essa quantidade pode diminuir. A maior parte dessas fibras são insolúveis que são diferentes da fibra solúvel.

Livre de glúten, um ótimo benefício, ela é muito adequada para pessoas que precisam de dieta sem essa substancias, podendo ser usada no lugar de ingredientes como a batata, farinha refinada de tapioca, arroz e o milho, desta forma o antioxidante e o valor nutricional aumentam drasticamente.

A quinoa possui todos os aminoácidos essenciais, são 9 deles, são essenciais pois o nosso corpo não pode produzi-los e só podemos obtê-los através da dieta. Quando um alimento possui esses 9 aminoácidos, consideramo-los como uma fonte completa de proteínas.

É por este motivo que a quinoa é uma excelente fonte de proteína, sendo a que mais possui entre todos os grãos.

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Além de todos estes benefícios, a quinoa possui um baixo índice glicêmico, com valor de 53, desta forma regula os níveis de açúcar no nosso sangue.